Acaso ou Destino

terça-feira, outubro 24, 2006

Nascimento e crescimento de um Blog

Dei por mim a pensar como funcionam os blogs e sua divulgação...

Um dia destes, não sei já porque razão, pensei! Vou fazer um blog, onde possa expressar as minhas opiniões por forma a gerar diálogos e discussões saudáveis.

Vai daí, criei o blog "Acaso ou Destino", nome que me surgiu, pois várias vezes tenho a percepção, da existência de sinais que me levam a pensar que nada surge ao acaso. Será que existe mesmo um Destino para cada um de nós?

Escolhido o título, havia que ter inspiração para os primeiros temas e tentar colher opiniões alheias, iniciando a sua divulgação.Passei então a essa fase enviando o link para pessoas conhecidas, para que a sua divulgação começasse a multiplicar-se esponencialmente, porporcional à aceitação que viesse a ter dos leitores.

Tentei divulgar por amigos e conhecidos, não dizendo que ser eu o autor, para que as opiniões fossem o mais imparciais possível. Mas, algumas pessoas disseram logo:
- "...gostei do teu blog, está optimo..."
Eu disse que não era meu, mas sim de um amigo, que por ter achado alguma piada divulguei.
Então alguns disseram:
- "Ha!!! Pois... pensava que era teu"

Ou seja, que me lembre nunca mais apareceram a comentar fosse o que fosse, logo não poderei tirar daí grandes ilações. Pelo menos não serei induzido em erro por simpatia e afinidade pessoal. A seu tempo, quando ganhar corpo e divulgação espontânea, lhe direi que afinal sou o autor.

O objectivo não é que seja aceite unanimemente, mas sim que tenha alguns leitores, por forma a gerar alguma polémica ou discussão á volta dos assuntos. Pois ter comentários do género, "..tá óptimo" ou "..fantástico", blá blá blá... não cumpre o intuito primário que é comunicar, interagir e partilhar opiniões.

Posto isto, fiquei a pregar para as paredes, para mim mesmo e só isso já é henriquecedor, a meu ver.

Depois, vi um artigo da Rita Ferro Rodrigues, na revista Unica do Expresso, sobre blog's e fui espeitar as suas sugestões.
Estou a ler o dito blog, ao qual não achei piada nenhuma e apenas em segundos, disse para mim mesmo:
-Bom, isto não me diz nada.
Mas não deixei de reparar nos links de outros blogues e fui espreitar alguns ao acaso, tendo em conta os títulos que me eram mais apelativos.

Dou comigo a ler "O blog da Loira", senti logo uma grande empatia e gravei o link nos favoritos. Comentei alguns temas por ela publicados. Tive então a simpática visita da sua autora, que por sua vez gostou da forma como eu comentava e escrevia e teve a simpatia de me linkar também.
Continuando, comecei a ver os links dela e assim fui lendo alguns novos blogues. Comentei os artigos que mais me diziam alguma coisa, tentado dar as minha opiniões/provocações no sentido de gerar algum dialgo, nos blogues que mais me identifiquei.

Quando se visita um blog, identificando-nos como bloguistas também (não ler Bloquistas), o autor do blog no qual nós deixamos um comentário, terá curiosidade de ver quem somos e acaba sempre por ler algum dos nossos post's e se gosta, volta. Tal como aconteceu comigo.
Da mesma forma outras pessoas vêem os nossos comentários, que ao acharem o comentário interessante, têm curiosidade e assim se vai divulgando o nosso blog. E entre tantas pessoas, algumas acabarão por achar interesse aos nossos temos e voltaram, gerando-se um núcleo de "amigos" gloguistas que se vão mantendo fieis, por afinidades e formas de pensar.

Acabam então por se gerar ciclos de amizades, que ao fim de muito tempo de convivênvia cruzada, de partilha de opiniões, vão ganhando confiança e intimidade, ao ponto de se perceberem melhor as piadas uns dos outros. E assim cada blog, ganha o seu públoco e começa a ser mais visitado. Por esse facto se torna mais estimulante ao autor continuar na sua cruzada.

A tarefa é solitária, mas saber que temos algum feedback, que nos faz aprender e evoluir como pessoas, por vezes contribuindo para minimizar algumas solidões e desta forma fazer com que as pessoas se sintam mais próximas de alguém, mesmo que de forma virtual.
O autor e o leitor trocam carinhos mútuos, pois a necessidade que temos de ter público é também mutua.

Vi na revista "Psicologia Actual" alguns títulos de artigos sobre a temática dos blogues.
Ainda só li os títulos, mas com tempo irei ler os artigos, mas pelos títulos pareceu-me perceber, que o autor irá falar neste ciclo e nas dependências das pessoas relativamente aos blogues.
Só me faz pensar, que a dependência é tão simplemente de atenção, que de certa forma é real. As pessoas tornam-se dependentes desse ciclo de amizades geradas, mas ao mesmo tempo isolam-se muito do mundo exterior. Penso que o artigo iria andar à volta disto, mas depois leio e se achar necessário volto a comentar.

Agora o tema já vai logo e torna-se també chato. Já me devem ter como o gajo das tangas moralistas. I'm sorry... Penso que consegui transmitir o que pensei. Fico à espera da discussão/comentário.

11 Comentários:

  • Olha em relação ao destino ou acaso, eu acredito em algo superior a nós, e já me aconteceram encadeamentos de situações que me levaram a coisas que eu nunca poderia estar a imaginar que me acontecessem, não tenho meio de provar isso, mas sinto-o, nada acontesse ao acaso, tudo tem um fim, fim esse feito por uma força maior, e já senti e vi coisas que não devo falar aqui, nós somos 2 partes, corpo e alma, o corpo morre, as almas não, agora o que acontesse depois? Isso iremos todos ver cada um em sua altura propria.

    Em relação aos blogs concordo ctg, existe uma certa dependencia, mas saudavel, escrever é saudavel e ler tb, só por isso já é bom, se provoca isolamento? Em certas pessoas talvez, noutras não. E todos gostamos de ter uma atenção, é o nosso ego a falar mais alto.

    Em relação ao teu blog, acho que esta muito bom, com bons temas e muito objectivo, achei-o por acaso, mas não é por acaso que vou visita-lo sempre que puder.

    bjs

    Por Blogger Bruno Mann, Às outubro 25, 2006 8:35 da manhã  

  • Porquê o nome esteril???

    Por Anonymous Anónimo, Às outubro 25, 2006 12:09 da tarde  

  • Dagarman,
    O Acaso e o Destino andam sempre lado a lado e nunca sabemos se foi obra do Acaso ou do Destino. Mas, tal como tu, também acredito que pode existir qualquer para além da vida terrena, logo saberei...

    Quanto à dependencia dos blog's, claro que depende de cada pessoa. Uns ficarão mais dependentes que outros, mas nem todas as dependências são necessáriamente negativas...
    Os blog's ao obrigar-nos a ler e escrever mais frequentemente, concordo que é uma forma de aprender.
    Pelo menos para mim, que dou erros frequentemente (acho que sou deslexico), obriga-me a aprender e henriquecer o vucabulário, quando alguma palavra menos usual aparece.
    Quanto aos erros, vou com calma, porque escrevo de forma corrente, sem me preocupar mt com isso, vou lendo e aprendendo, é um esforço que imponho a mim mesmo.
    Abç

    Por Blogger Esteril, Às outubro 25, 2006 12:22 da tarde  

  • Olá Marciana,

    Esteril, olha surgiu ao acaso, mas parte do nome inclui um nick meu muito antigo.

    Mas não sou estéril :)

    bjs

    Por Blogger Esteril, Às outubro 25, 2006 12:33 da tarde  

  • Ainda bem que Estéril surgiu de um acaso e não de um destino! ;)

    bjs

    Por Blogger Aluada, Às outubro 25, 2006 12:54 da tarde  

  • Olá!

    Obrigada por te lembrares de mim quando escreveste o post!

    Os blogs sao uma forma de nos expressarmos eo feedback é smepre bom! Tenho amigos k dizem: li, mas nao comentei, não é preciso pk tu sabes k eu li!

    Optimo, mas eu gosto sempre do feedback. As vezes escrevo post e nao abro os comentarios de proposito, para evitar mal entendido (como casar a loira cm um gato), mas gosto sempre do retorno!

    Gosto de te ter por lá tb e de poder passar por aki!

    Em relaçao ao artigo anterior, nao comento... só falo do k sei! lol ;)

    Bjos
    LOira

    Por Anonymous Anónimo, Às outubro 25, 2006 1:55 da tarde  

  • Olá Loirinha,
    Nunca me esqueço das pessoas que para mim têm algum valor, no teu post, em que falas te assusta a facilidade com que se esquecem das pessoas e das coisas, eu não me revejo, porque nunca esqueço :)
    Ter o feedback é óptimo, porque com ele também aprendemos e crescemos como seres humanos, pois da discussão ou troca de ideias, nascem melhores soluções e compreensões da vida...
    Quando referi o teu blog, quiz dar um exemplo concreto e ao mesmo tempo fazer justiça ao teu empenho, porque como referi, o 1º que visitei, não achei piada nenhuma e com o teu houve logo um clic, que espero que se mantenha...

    Acho que devo ler todos os post's e responder a quem por alguma razão discorda de mim, tentando expressar melhor o meu ponto de vista, pois por vezes não estamos a analisar as coisas do mesmo prisma. É também sinal de respeito por quem escreve para nós.
    Casos que apenas digam disparates, salvo os que são a brincar, para dar alguma graça, os que são destrutivos, terei também uma resposta à altura, nem que seja educativa...

    És sempre bem vinda neste espaço que é de todos e muito mais das pessoas que gostam de aqui vir.
    Ao teu irei sempre espreitar e opinar :)
    beijinhos

    Por Blogger Esteril, Às outubro 25, 2006 2:20 da tarde  

  • Já que o tema é os blogues... obrigado pela visita ao meu! Esperemos que a palavra passe, não de boca em boca, mas de mão em mão.
    Uma mãozinha vem sempre a calhar... já dizia a sissi...

    Por Blogger francisco luís meireles, Às outubro 25, 2006 3:22 da tarde  

  • Gostei desta tua visão, excepto no 'pregares para as paredes'. Claro que não estás. Eu, por exemplo, nem sempre comento mas espreito sempre. Só que, por vezes, não há necessidade de comentar, porque o texto está perfeito.
    "Gostei do teu blog, continua" - pode ser chavão, mas é verdade!

    Por Anonymous Anónimo, Às outubro 28, 2006 9:52 da manhã  

  • Eu acho que este é o post sobre a ideia que eu escrevi.
    Gostei muito do texto que é bastante diferente do meu.
    Quanto à questão do feedback, nem sempre acontece porque às vezes não ha nada a acrescentar.

    Por Blogger Ana A., Às outubro 30, 2006 11:44 da tarde  

  • Bad Girl, thanks.
    Mas podem sempre dar uma opinião contrária ou não, adoro a discussão saudável.

    100 Sentidos,
    Exacto, tinha tido a ideia de escrever este tema e vi o teu post, e deixei lá o comentário e então inspirei-me e saiu isto.
    Obrigado pelas vossas palavras simpáticas, são sempre importantes, porque nos estimulam a fazer melhor.

    bjs

    Por Blogger Esteril, Às outubro 30, 2006 11:56 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial