Acaso ou Destino

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Bom Senso

Hoje apetece-me falar e divagar sobre o bom senso. Isso mesmo, aquela atitude de compreensão e assertividade que tanta falta faz nos seres humanos.

Começo já por dizer que por vezes, perco as estribeiras e fico furioso com a vida, com as pessoas e suas atitudes. Também cometo os meus erros e quando assim é, tento reparar o erro admitindo perante a pessoa visada, a minha mea culpa. Sei que desculpas não apagam os erros e a palavra dita é como a pedra atirada, não há forma de se deter o seu percurso.

Tenho por característica, ser uma pessoa assertiva e de bom senso. Detesto ver pessoas agredirem outras por pura prepotência, em que a sua voz apenas se faz ouvir pela gritaria e não pela razão. Aquele que tem razão nas suas palavras, não precisa de as impor, basta transmiti-las de forma serena, que estas cumpriram o seu dever, a sua missão.

É difícil encontrar pessoas que tenham bom senso, que saibam dar a mão à palmatória, admitindo os seus erros e fraquezas. Errar é humano, incansavelmente já repetido por toda a gente. Mas errar e ter a coragem, a dignidade de se curvar perante os atingidos com sinceridade, é coisa que poucos conseguem fazer. Devem pensar, “...tudo bem eu errei...”, mas os outros também erraram e com essa atitude, recusam-se a admitir que o fizeram. O Orgulho, o egoísmo, o egocentrismo que se tem nesses momentos é causador de ódios e desavenças. Por vezes os desentendimentos passam a eternas discordâncias, por pura cabeça dura de alguns intervenientes.

Sou e tento ser sempre digno e justo, mas por vezes sinto-me uma ave rara neste mundo, quiçá pensando se não serei um extraterrestre nesta terra de humanos, completamente loucos e cheios de insanidade mental. Detesto o egoísmo, não aquele que é admissível, que é querermos melhores coisas, melhor bem estar, porque se essas coisas nos fazem um pouco mais felizes e nos deixam de bem connosco, também são importantes. O egoísmo a que me refiro, é aquele que é feito com maldade, com plena consciência de que se está a provocar desconforto no próximo. Quando se comete um erro de forma inconsciente, até por ingenuidade ou tentativa de fazer o bem, mesmo que possa custar a terceiros, se o nosso coração conseguir transmitir essa pureza de intenções, certamente serão aceites as desculpas e desta forma contribuímos para que as relações comecem a ser mais fortalecidas. Ao invés se tivermos consciência que o outro não fez por mal e tivermos nos a maldade de o fazer sofrer, só para que ele sinta na pele o que nos fez, mesmo que o tenha feito de forma inconsciente, estaremos sim a ser injustos. Estaremos a semear ventos que causaram tempestades desnecessárias.

Desejo para este ano encontrar pessoas de bom senso no meu caminho, de forma a cultivar as relações humanas sem ódios e com amizades puras e duradouras.
Queria eventualmente que as pessoas fossem mais amigas e sinceras umas com as outras e deixassem de andar a enganar meio mundo, logo a enganarem-se a si próprias.
A sociedade vive-se de fachadas e pergunto eu. Para quê?

Desejo bom senso para todos neste ano de 2007 e que essa mudança interior, contribua para mudança na sociedade com pequenos gestos e pequenos passos.

15 Comentários:

  • dar e receber.... lindo... quem se emocionou agora fui eu!! mto... não o conseguiria descrever melhor... simplesmente divinal!! a consolação... essa existe pq cada vez mais o mundo está a mudar e as pessoas tb... se todos alcançarem a tua sabedoria interior... então, certamente, estamos no caminho certo!
    bj

    Por Blogger bublicious, Às janeiro 08, 2007 11:27 da tarde  

  • Tenho a certeza que em 2007 encontrarás essas amizades... basta que as saibas destinguir...
    Ainda há muitas pessoas com bom coração sabias? Por vezes atrapalham-se, mas não são necessariamente más. As outras, as que não valem a pena... ignora-as!
    beijo

    Por Blogger Marta, Às janeiro 08, 2007 11:47 da tarde  

  • Espero ser uma dessas amizades que queres encontrar em 2007!!!!

    Beijos --,--@

    Por Blogger Bia, Às janeiro 09, 2007 2:06 da tarde  

  • :) o bom senso é fundamental...acima de tudo se não tivermos respeito por nós..mais ninguém vai ter...jinhos

    Por Blogger Borboleta, Às janeiro 09, 2007 2:38 da tarde  

  • Bom senso é o que falha a muito boa gente. Acho que todos nós perdemos a estribeiras em algumas situações que poderiam ser levadas com mais calma. Admito que por vezes também fervo em pouca água. Mas o que não compreendo é o meio mundo que anda a enganar outro meio! Até parece que não sabem que a verdade vem sempre ao de cima... felizmente!
    Gostei das tuas ideias! Pensamento positivo and it happens ;)
    Bjs.

    Por Blogger Mina, Às janeiro 09, 2007 7:52 da tarde  

  • Minhas cara amigas amigas navegantes por mares de letras e amizades virtuais. :)
    É sempre bom ver o vosso feedback e comunhão sobres ideias de fomentar a amizade entre as pessoas.
    Tentemos todos ser mais assertivos e ter bom senso a cada dia que passa e seremos todos os dias melhores que no dia anterior. Sou sempre verdadeiro doa a quem doer, não sou cínico e detesto gente cínica. Por isso não tenho muitos amigos, uns adoram-me outros (muitos) provavelmente odeiam-me, porque eu não tenho paciência para gente falsa, não lhes aparo o jogo como a maioria que vive de jogos sociais fúteis.
    Obrigado e continuem a mudar-se a si apenas e com isso mudaram o mundo à vossa volta com amor e respeito. Não adianta dizer que se é ou se deve ser assim ou assado, se depois não se põem em prática.
    Baci 4 all of u.

    Por Blogger Esteril, Às janeiro 09, 2007 8:19 da tarde  

  • Ena que o _IT'S ME_ tá um homi cheiinho de bom senso. Palavras e conteúdo mt bonitos.
    Mesmo neste pequeno universo (o blog ACASO OU DESTINO)constatamos que é tão fácil escrever e tão difícil actuar.

    Minha cara Maria, onde está o seu bom senso?? Que bonitas palavras... mas os poucos actos que tive o desprazer de acompanhar num outro blog, têm tudo menos bom senso. Passe a actuar e deixe a explicação das palavras para os dicionários.

    Querido, desculpa ter usado o teu espaço, mas usei a assertividade que pedes no teu post.

    Beijo

    Por Anonymous Anónimo, Às janeiro 10, 2007 3:59 da tarde  

  • Cara Mize,
    Calmex.... Bom senso, não quero picardias aqui. Podem ter conversas cruzadas, mas não picardias, porque senão levam na corneta... :)
    bjs e bom senso sempre!

    Por Blogger Esteril, Às janeiro 10, 2007 4:35 da tarde  

  • Bem, eu até ia discorrer acerca de uma série de coisas que me vieram À cabeça quando terminei de ler o texto...no entanto, depois de ler a caixinha de comentários e ver tamanha falta de senso (no sentido de falta de consenso), já não sei não!
    Portanto limitar-me -ei a dizer palavras que sinto como minhas apesar de não ter sido eu a verbalizá-las: busquem pela mudança mas não a operem em vós de forma propositada. Se ela se apresentar (tipo tocar à porta) não lhe digam que não, recebam-na de coração aberto e só depois optem pela sua concretização ou não...
    Não se muda para agradar o mundo. O mundo e o bom senso que se F**** se não nos fizer sentido, o problema é que deveria fazer!!!
    Paz e amor hã???!!!

    Por Blogger perdida em Faro, Às janeiro 10, 2007 8:22 da tarde  

  • Tânia,
    curioso o teu comentário, mas podes sempre discordar, do dialogo e debate de ideias, surgem novas formas de ver a realidade que temos na nossa cabeça. Devemos claro ser nós prórpios e aceitar de coração aberto o que nos dão e pensar depois se adqua à nossa maneira de ser. Mas o bom senso é no sentido de evitar guerras inuteis ;)
    bjs

    Por Blogger Esteril, Às janeiro 10, 2007 8:34 da tarde  

  • Desculpa ser no mesmo texto mas não há outro novo!!! (eheheh) e portanto é para te dizer que FOSTE LINKADO!!!
    Acho que te conheço, não sei, é na forma de escrita que me lembras alguém ,mas isto também são manias minhas...passo cá quando houver novo texto ok?
    Até...

    Por Blogger perdida em Faro, Às janeiro 11, 2007 12:23 da manhã  

  • Menina Maria,
    Lá vens tu com essa cena do Buzz...
    Não faço disto um modo de vida, apenas um modo de espairecer, quem quer lê, quem não quer, meta na borda do prato. Caldinhos de galinha por acaso não sou fan ;)
    É por acaso que colocas 3 comentários? Ou o destino, o meu, é que te leva a isso... lol

    Por Blogger Esteril, Às janeiro 11, 2007 10:47 da manhã  

  • num momento de raiva é muito difícil ter bom senso, diz-se o q ñ se deve, ou q ñ se quer... mas concordo que um pouco de bom senso ñ faria mal nenhum à Humanidade! =)

    Por Blogger Fábula, Às janeiro 11, 2007 10:56 da manhã  

  • Ora aqui está o desejo mais "sensato" de que eu tive conhecimento para este novo ano. Gostei da ideia.

    Por Anonymous Anónimo, Às janeiro 12, 2007 3:36 da tarde  

  • Cara incógnita,
    Obrigado e bem vinda, Bom Senso para si também, e um excelente ano de 2007 para todos os que aqui passarem.

    Por Blogger Esteril, Às janeiro 12, 2007 3:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial